Hidrate-se


Nosso corpo é formado aproximadamente por 70% de água e durante a atividade física ocorre uma significativa perda de líquidos que deve ser reposta imediatamente.

A pratica de atividade fisica necessita de energia. Está energia é proveniente de nossa alimentação e estocada em nosso corpo na forma de glicogênio e gorduras.

Quando nosso corpo utiliza seus estoques de combustível para nós movimemtarmos, ele também produz calor.

Está produção de calor, caso não seja controlada, elevaria os riscos de danos ao nosso organismo em níveis semelhantes ai de uma febre alta e, para evitar este cenário Nosso sistema utiliza a água para resfriar o corpo e baixar a temperatura corporal.

O suor tem esta função resfriar o corpo sempre que necessário e, por ser uma função vital, já que um superaquecimento nos levaria à morte, nosso organismo mobiliza todas as reservas de água que possuímos, inclusive do sangue.

Assim, não ocorra uma compensação adequada, haverá um desequilíbrio na regulação da temperatura, uma diminuição do rendimento e uma aumento de risco à saúde.

Como fazer?

ANTES
É recomendada a ingestão de 500 ml de líquido cerca de 2 horas antes do início da atividade, para que seu corpo esteja bem hidratado e tenha tempo de eliminar o excesso.

DURANTE
Esta é a parte mais complexa, já que deve se adequar à individualidade de cada um, à intensidade do exercício e às condições climáticas enfrentadas. De maneira geral existe a recomendação para o consumo entre 150 ml e 300 ml a cada 15 ou 20 minutos.

DEPOIS
A principal recomendação relativa à hidratação após o exercicio é a de consumir 50% a mais doa quantidade de líquido perdido durante a atividade nas 6 horas seguintes do fim da atividade. Para fazer este calculo é preciso se pesar antes e depois do exercício e lembrar que 100 gr equivale a 100 ml de líquido.

Uma dica importante é que a absorção dos líquidos pelo nosso organismo é mais eficiente quando este se encontra gelado, a uma temperatura aproximada de 14°C.