Qual a diferença entre Fome e Apetite?

Postado por Viva Melhor em 20/nov/2017


Sabia que comer quando se tem fome ou comer quando um alimento nos desperta o apetite são situações diferentes? Se você deseja manter o peso e a saúde é importante saber distinguir estas situações.

 

O que é Apetite?

Apetite é aquela vontade que desperta quando você sente o aroma daquele prato que você adora. Este aroma chega a um grupo de neurônios no hipotálamo e uma reação é desencadeada em nosso corpo: ficamos com água na boca e sentimos apetite.

Sentimos uma grande vontade de comer, mesmo que tenhamos almoçado a pouco tempo. O Apetite nos leva a “comer com os olhos”, ele não pensa em nossa sobrevivência, apenas se preocupa em saciar o prazer momentâneo da refeição. Este estímulo ao apetite pode ser produzido tanto por fatores externos como internos.

 

O que é Fome?

Bem diferente do apetite, a fome é um mecanismo de sobrevivência básico de nosso organismo que nos indica a hora de comer. Desta maneira, somos avisados quando nossos estoques de energia estão baixos e precisamos repô-los para manter o ritmo diário.

Um dos principais indicadores para nosso organismo perceber a fome á a baixa dos níveis de açúcar sanguíneo, que deve se manter estável para garantir um transporte permanente de glicose ao cérebro, de maneira a manter as funções vitais sendo realizadas adequadamente.

Quando este nível de glicose cai, nosso organismo dispara o alarme ao “centro da fome” localizado no hipotálamo e, neurotransmissores, neuropeptídeos e hormônios são liberados informando nosso corpo que devemos comer rapidamente.

 

Felizmente é raro sentirmos fome, mas estamos constantemente expostos à sensação de apetite como o desejo de comer chocolate. Em situações de estresse o problema se amplifica e muitas vezes perdemos o controle e passamos a comer como “desesperados”, o que pode originar futuros problemas alimentares.

 

 

Fonte: Corredores Anônimos